“Meu amigo disse que o Inventário da família dele terminou em 2 meses. Esse é o tempo que costuma demorar?”
Cada realidade familiar é única. Existem algumas peculiaridades que podem tornar o Inventário mais ágil ou mais demorado. Assim, o tempo de duração de um Inventário pode variar de meses a muitos anos.
Um bom planejamento estratégico, ainda em vida, contribui imensamente para a agilidade do Inventário. Falamos mais sobre assunto em A importância da preparação em Herança e Família e em Método da Proteção em Camadas do Patrimônio.
A análise para fazer uma estimativa de tempo para o Inventário precisa ser sempre individualizada e, levando em consideração os fatores listados abaixo:
-
Disponibilidade dos bens
Inventário Mais Ágil
Intermediário Mais Demorado A família possui recursos desbloqueados para pagar os impostos e despesas. O falecido deixou dinheiro em banco e precisa ser liberado. Será necessário vender um bem da herança para custear o Inventário.
Os bens do Inventário são usados pelos herdeiros e não podem ser vendidos. -
Situação da documentação dos bens
Inventário Mais Ágil
Intermediário Mais Demorado Bens matriculados em nome do falecido e sem gravames. Bens do falecido financiados ou em sociedade com terceiros. Bens não regularizados ou dependem de ação judicial. -
Quem são os herdeiros
Inventário Mais Ágil
Intermediário Mais Demorado Herdeiros vivos, maiores e sem conflitos com cônjuges. Herdeiros crianças ou adolescentes. Herdeiros com união estável não formalizada. Herdeiros falecidos após o autor da herança (obrigando o Inventário conjunto). -
Concordância ou discordância entre herdeiros
Inventário Mais Ágil
Intermediário Mais Demorado Genuinamente amigável. Amigável só no papel. Alguns pontos de discordância.
Litígio inevitável.
Créditos:
Redação: Adriano Ryba e Ana Carolina Silveira Advogados de Herança e Família
©ADVFAM.com.br. Todos os direitos reservados. Fica autorizada a sua reprodução integral, desde que citada a fonte (link dofollow).