Calculadora da Herança

Desenvolvemos um gráfico que mostra como é dividida a herança. Tem uma finalidade orientativa/pedagógica, não substitui a análise técnica de um advogado especialista na área.

Responda as perguntas abaixo.

Observações importantes:
  • Caso o viúvo não tenha se casado civilmente e sim união estável, consideramos os mesmos direitos. Porém, trata-se de questão ainda pendente de interpretação definitiva (o STF irá dizer se os dois tipos de relacionamento devem ser tratados igualmente).

  • Se não tiver filhos, ponha zero. Se ambos os pais do falecido já forem mortos, ponha zero.

  • Se surgir a pergunta sobre "bens particulares", o objetivo é saber se existem bens que foram adquiridos antes do relacionamento ou que o(a) viúvo(a) não tenha direito a metade (heranças ou doações recebidas).

  • No campo testamento, reservamos o pedaço que pode ser destinado, cabendo em cada situação ver o que foi especificado.

  • Caso a herança tenha ficado para os colaterais, significa que será dividida entre irmãos, tios e sobrinhos, de acordo com as peculiaridades concretas.

  • Se a herança foi deixada por duas pessoas (pai e mãe, por exemplo), tratam-se de  duas heranças. Calcule primeiro a parte daquele que faleceu antes como se o segundo estivesse vivo. Depois calcule a parte do que faleceu posteriormente sem que exista um viúvo.

Após responder as perguntas, veja no gráfico "pizza" os percentuais que ficam para cada envolvido. Se tiver dúvidas sobre o funcionamento do gráfico, comente. Caso queira uma análise mais específica, consulte um advogado da sua confiança.

 

Comments

comments

Um comentário em “Calculadora da Herança

  1. Prezada Bom dia!

    Gostaria muito de uma orientação sobre divisão de herança.

    Minha mãe e meu pai foram casados por 33 anos, e tiveram 6 filhos, infelizmente 1 deles veio a falecer deixando viúva com 4 filhos (maiores de idade).

    Eles já possuíam, 2 casas com um terreno de 30m².

    Meu pai casou novamente alguns anos depois e teve mais 2 filhas (menores de idade).

    Há 6 meses ele veio a falecer e não dividimos nada ainda.

    A viúva já vendeu um carro e alguns produtos que ele armazenava.

    Poderia me explanar como ficaria essa divisão?

Deixe uma resposta