Calculadora da Herança

Desenvolvemos um gráfico que mostra como é dividida a herança. Tem uma finalidade orientativa/pedagógica, não substitui a análise técnica de um advogado especialista na área.

Responda as perguntas abaixo.

Observações importantes:
  • Caso o viúvo não tenha se casado civilmente e sim união estável, consideramos os mesmos direitos. Porém, trata-se de questão ainda pendente de interpretação definitiva (o STF irá dizer se os dois tipos de relacionamento devem ser tratados igualmente).

  • Se não tiver filhos, ponha zero. Se ambos os pais do falecido já forem mortos, ponha zero.

  • Se surgir a pergunta sobre "bens particulares", o objetivo é saber se existem bens que foram adquiridos antes do relacionamento ou que o(a) viúvo(a) não tenha direito a metade (heranças ou doações recebidas).

  • No campo testamento, reservamos o pedaço que pode ser destinado, cabendo em cada situação ver o que foi especificado.

  • Caso a herança tenha ficado para os colaterais, significa que será dividida entre irmãos, tios e sobrinhos, de acordo com as peculiaridades concretas.

  • Se a herança foi deixada por duas pessoas (pai e mãe, por exemplo), tratam-se de  duas heranças. Calcule primeiro a parte daquele que faleceu antes como se o segundo estivesse vivo. Depois calcule a parte do que faleceu posteriormente sem que exista um viúvo.

Após responder as perguntas, veja no gráfico "pizza" os percentuais que ficam para cada envolvido. Se tiver dúvidas sobre o funcionamento do gráfico, comente. Caso queira uma análise mais específica, consulte um advogado da sua confiança.

 

Comments

comments

2 comentários em “Calculadora da Herança

  1. Prezada Bom dia!

    Gostaria muito de uma orientação sobre divisão de herança.

    Minha mãe e meu pai foram casados por 33 anos, e tiveram 6 filhos, infelizmente 1 deles veio a falecer deixando viúva com 4 filhos (maiores de idade).

    Eles já possuíam, 2 casas com um terreno de 30m².

    Meu pai casou novamente alguns anos depois e teve mais 2 filhas (menores de idade).

    Há 6 meses ele veio a falecer e não dividimos nada ainda.

    A viúva já vendeu um carro e alguns produtos que ele armazenava.

    Poderia me explanar como ficaria essa divisão?

Deixe uma resposta