Sobre o que incide a pensão alimentícia?

Uma das dúvidas mais comuns que recebemos é sobre a base de cálculo da pensão alimentícia. De início, cabe esclarecer que  o valor é calculado sobre os rendimentos brutos. Menos os descontos legais (previdência social e imposto de renda retido). Os pontos de maior confusão envolvem as demais rubricas do contracheque. Por isso, elaboramos o gráfico abaixo. Ele mostra quando incide ou não o desconto da pensão na folha de pagamento.

Caso tenha dúvidas não esclarecidas, conheça os nossos outros textos sobre Cálculo da Pensão Alimentícia, Revisão de Alimentos, Pensão atrasada, Como provar as possibilidades do alimentante.

0

Comments

comments

7 Replies to “Sobre o que incide a pensão alimentícia?”

  1. Oi, Boa tarde!! Gostaria de saber,. Quanto devo pagar de pensão pra minha filha, ganho 1200 as vezes quando tem hora extra tiro 1800,. Mais pago aluguel e outras coisas, a mãe da criança trabalha ganha quase o msm valor que o meu, E ela quer levar pra justiça eu pago 200 reais por mês as vezes 250, Quanto é pra pagar se for a justiça??

    0
  2. Bom dia,

    No caso de meus filhos que não querem mais nenhum tipo de contato comigo, eu tenho a obrigatoriedade de pagar a Pensão. Eu estou em um emprego com registro agora, mas as minhas despesas vão ficar bem apertadas por conta do pagamento. Eu sempre fiz depósito na conta da mãe, e nunca pedi nenhum tipo de comprovação sobre os gastos. Eu entendo que o não pagamento, pode me gerar uma grande dor de cabeça. Pois pelo fato do meu relacionamento com a mãe não ser nada bom, é bem provável que ela faça algo para me prejudicar. Neste caso como devo proceder em relação ao pagamento da Pensão.

    0

Deixe uma resposta