A importância da Consulta Jurídica

Só quero tirar uma dúvida, tenho que pagar consulta? Só quero um orçamento de honorários para o meu caso? Moro distante de vocês, como posso receber orientação? Essas perguntas acima nos são feitas diariamente. Nosso trabalho é intelectual. Somos remunerados para analisar os casos concretos dos nossos clientes e apresentar soluções jurídicas. Por isso, a Leia mais… »

Vamos falar sobre guarda alternada e convivência equilibrada.

O sistema jurídico é baseado em silogismos. Por exemplo: João matou José. Se alguém matar outro, deve ser preso. Logo, João deve ser preso. São duas afirmações que levam a uma conclusão. Agora veja essa: Os homens vivem mais tempo do que há quinhentos anos. Os homens comem mais chocolates. Logo, os homens vivem mais Leia mais… »

Calculadora da Herança

Desenvolvemos um gráfico que mostra como é dividida a herança. Tem uma finalidade orientativa/pedagógica, não substitui a análise técnica de um advogado especialista na área. Responda as perguntas abaixo. Observações importantes: Caso o viúvo não tenha se casado civilmente e sim união estável, consideramos os mesmos direitos. Porém, trata-se de questão ainda pendente de interpretação Leia mais… »

HuffPost Brasil: Por que o divórcio é tão difícil?

“Divórcio não é uma decisão. Divórcio é um processo. Ainda que não se leve o fim do relacionamento à justiça, nada será tão simples. Ainda que o ex-casal tenha um relação amistosa e de respeito, os desafios estarão à espreita.” Confira o texto escrito pela Dra. Ana Carolina Silveira no site HuffPost Brasil a respeito Leia mais… »

Manipulação do idoso por familiares

Nos últimos anos, fomos apresentados à Alienação Parental, quando um familiar manipula a vontade da criança para ficar contra um dos pais.  Foi editada uma lei específica que pune severamente essa conduta contra a pessoa vulnerável. De forma semelhante, têm ocorrido ocorrido inúmeros casos de manipulação com idosos em virtude de conflitos entre seus filhos. Leia mais… »

SOS Sucessões: Quem administra a herança?

Quem administra a herança? Antes do compromisso do inventariante, a administração da herança cabe, sucessivamente: ao cônjuge ou companheiro; ao herdeiro que estiver na posse e administração dos bens, e, se houver mais de um nessas condições, ao mais velho; ao testamenteiro ou a pessoa de confiança do juiz, na falta ou escusa dos indicados Leia mais… »

Poliamor: o que é isso?

Poliamor é o relacionamento afetivo com mais de dois indivíduos, simultaneamente, com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos. Uma pessoa que vive apenas com seu animal de estimação pode ser considerada uma família? Duas pessoas que vivem unidas pelo afeto podem ser reconhecidas como uma entidade familiar merecedora da proteção estatal? É muito Leia mais… »

Pensão Alimentícia incide sobre o que?

Uma das dúvidas mais comuns que recebemos é sobre a base da cálculo da pensão alimentícia. De início, cabe esclarecer que  o valor é calculado sobre os rendimentos brutos, menos os descontos legais (previdência social e imposto de renda retido). Os pontos de maior confusão envolvem as demais rubricas do contracheque; por isso, elaboramos o Leia mais… »