5 Dicas para fazer cumprir o acordo de visitação dos filhos

As visitas dos pais e mães separados, também chamadas atualmente de convivência, deveriam ser um momento de estreitar os vínculos afetivos com a criança de forma saudável e tranquila. Contudo, nem sempre é assim que acontece, por isso elaboramos algumas dicas para que seja garantido o propósito da convivência sem grandes empecilhos.

visitas5 5 Dicas para fazer cumprir o acordo de visitação dos filhos
1. Utilize a comunicação escrita para registrar o descumprimento das visitas

 Se o pai não respeita horários ou a mãe atrasa para entregar os filhos, mande uma comunicação escrita de que está ocorrendo descumprimento da decisão judicial. Use email, sms, whatsapp, telegrama ou até notificação extrajudicial em cartório. O importante é ter essa prova de que naquela ocasião o outro ficou ciente de que o desrespeito não passou despercebido ou consentido. Servirá de prova em caso de processo futuro. Mais informações sobre notificação podem ser encontradas nesse link http://wp.me/p4fTwP-8y.

  
visitas4 5 Dicas para fazer cumprir o acordo de visitação dos filhos
2. Adote uma agenda de recados

Tente adotar uma agenda de recados que irá acompanhar o filho entre a casa do pai e da mãe, a fim de avisar o outro sobre compromissos futuros (como festas de aniversário de amigos e parentes); remédios a ministrar; como a criança passou, se teve algum problema de saúde; assim como solicitações de alteração de data.

  
visitas1 5 Dicas para fazer cumprir o acordo de visitação dos filhos
3. Procure negociar

Caso existam vários itens que gostaria de modificar quanto a guarda ou visitas, primeiro tente se colocar no lugar do outro e imaginar o que ele responderia. Depois, pense no que tem para oferecer em uma negociação. Então, redija uma minuta de acordo sem nomes ou assinatura e entregue para o outro avaliar. Assim, ele poderá pensar no custo-benefício e na economia gerada pelo trabalho adiantado.

 
visitas3 5 Dicas para fazer cumprir o acordo de visitação dos filhos
4. Busque a guarda compartilhada

Hoje em dia, a guarda compartilhada é a regra geral, de modo que visitas pelo pai e guarda da mãe será uma sistemática cada vez menos utilizada. Ainda vale para os acordos antigos, mas as novas decisões seguirão a lei de dividir as responsabilidades. Se o outro não cumpre o acordo, utilize dessa nova lei para pedir uma mudança na sistemática atual.

  
visitas2 5 Dicas para fazer cumprir o acordo de visitação dos filhos
5. Lute pelo convívio através dos meios adequados

Lutar pelo convívio com seu filho é diferente de fazê-lo presenciar as discussões entre os adultos. Se há sinais de manipulação psicológica para que a criança não queira ir com o pai (ou mãe), não force, tente propor uma terapia, procure mediadores, advogados e a justiça; e fique certo de que a criança irá crescer e entender que você lutou por ela nos meios adequados.

Comments

comments

6 comentários em “5 Dicas para fazer cumprir o acordo de visitação dos filhos

  1. Olá queria saber o significado de uma definição de guarda e visitas que são os 1.1, 1.2, 1.3 ai depois tem 1.4.1

  2. Tenho guarda compartilhada mas meu ex marido nao respeita quando chega o dia de pegar meu filho desliga o telefone e nao tem como eu pegar ele

Deixe uma resposta